"Não importa o que eu faço ou o que eu sei, mas sim quem eu sou." Rudolf Steiner

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ampliação e Aprofundamento da consciência e a sua relação com medo e violência


Relato sobre um grupo de trabalho do Congresso Internacional de Educação Terapêutica (Pedagogia Curativa ) e Terapia Social em Dornach, Dia 4 a 8 de outubro de 2010, Heiner Priess

05/10/2010
Observação como base para a ampliação da consciência

Existem 2 caminhos: para fora e para dentro!

Para fora:

1º passo- Observação(forma/aparência)

Devemos observar o atendido enquanto ele não está presente, ou seja, criar uma imagem da pessoa com todos os detalhes. Tudo que não conseguímos lembrar, saltará a nossa vista no próximo encontro.
[foi feito um exercício de observação: observar um retrato durante 2 minutos, fechar os olhos, reconstruir o retrato internamente e depois olhar de novo]
Observar é um ato antipático, me distancio. Quanto estou junto com o atndido é melhor estar no mesmo patamar, estar junto com ele, junto mesmo!

2º passo- Julgamento(comportamento)

O julgamento tem a ver com a antipatia ou a simpatia que sentimos. Não precisamos negar o julgamento, mas temos que ter consciência que estamos julgando: Investigar os julgamentos, mantê-los flexíveis, não deixar endurecer. Quando a vida anímica fica endurecida, tornamo-nos depressivos.
Temos que ter consciência, que os julgamentos são injustos, pois na maioria das vezes estamos falando de nós mesmos, sobre aquilo que sentimos:
" O atendido sempre quebra tudo, isto tortura os outros!"
Para manter estes julgamentos flexíveis e não cair na injustiça, podemos nos perguntar: Onde e quando teve momentos em quais isto era diferente?

3º passo- o encontro ( empatia)

O que esta pessoa queria dizer ( iria querer dizer) ?:
"Parece que ela quer dizer....."
Pode ser uma exclamação ou uma pergunta:
Que pergunta tem esta pessoa?
[foi feito um exercício de observação:observar novamente o retrato para descobrir o que a pessoa poderia dizer]


Recapitulando:

1º Observação
2º Julgamento
3º Encontro

O importante é que, observo com a intenção de encontrar o outro, o novo, o desconhecido, e não para me auto-afirmar
> Postura de admiração, de não saber, de devoção


Para dentro:


[ foi feito um exercício de observação, tarefa: resolva seguinte problema, na cabeça, com mais itens possíveis depois da virgula: 8:7.Observa todos os passos que tem que fazer para conseguir isto.]

> Passos:
- fechar os olhos ( a maioria das pessoas)
- entrar em estado de calma interior
- abrir um espaço e excluir tudo que atrapalha
- imaginar os números
- criar uma imagem, cor contraste,etc...imaginamos os números não o
fundo, o fundo é espiritual
- o número não só tem uma forma, mas tem também um valor, para poder
fazer a conta eu preciso o valor.
> Problema:
- lembrar os números, preciso deixar tudo, totalmente embora para poder
criar novas representações, não posso segurar e criar simultaneamente,
segurar o resultado e continuar fazer a conta. Preciso esquecer o
resultado, fazer mais um pedaço da conta e relembrar o resultado
novamente...

Normalmente não temos consciência sobre este processo, portanto aplicamos um método que, revela o oculto, acorda o adormecido, que faz visível o que a gente não vê.

[foi dado um exercício como lição de casa: Primeiro de imaginar que sou uma criança bem pequena. Me perdi em um grande mercado, perdi os meus pais, estou no meu de uma multidão, sozinha. Segundo de imaginar que tenho um Bebê que não para de chorar, está chorando já faz 4 horas]

06/10/2010

Tarefa de casa:
1º Estar perdido- Tudo se perde, sensação de morrer afogado em um grande mar.
> O eu está sendo olhado para dentro do corpo. O eu se interessa pelo corpo
porque os outros olham para ele.
> medo da morte, perda da existência

2º O Bebê que chora- chorar é uma expressão da vontade, eu estou aqui, eu choro/grito e nada além existe. É igual a vivência do parto, do nascimento. A vontade gigantesca e com isto o desamparo, o desespero dos pais cresce. Os pais estão sendo ameaçadas pela vontade gigantesca e também começam gritar e podem até explodir. No momento que alguém me ameaça, me fere, me provoca, eu me mostro imediatamente. Um método rápido, mas pouco adequado, de conhecer alguém, é de dar uma bofetada no rosto da pessoa. Isto pode representar uma tentativa de estabelecer um contato de forma muito desajeitada.
> Medo e violência é um patamar de vivência onde algo realmente acontece,
ali eu sou, ali eu me sinto. Exemplo: Hooligans- Policiais
> Destruição também tem um lado bom: conseguimos uma vista mais livre!
>Como o gigante: vontade, consegue entrar no anão: corpo, para baixo do
diafragma? O mundo se divide em exterior e interior e uma parte mergulha na
inconsciência.

O atendido me leva ao meu limar, aos meus limites!
Que bom, pois eu queria conhecer os meus limites! >>> Auto- conhecimento!
Preciso para isto também querer conhecer o outro, me interessar pelo outro, ter abertura para ele.
> Em quais situações vem quais expressões?
> Em uma vida anímica não desenvolvida encontramos nós, apesar da idade avançada, no 1º setênio. Portanto, a consistência vem de fora, é a periferia que carrega!

[Exercício de observação para fora: Observar um quadro e imaginar de forma mais viva e detalhada possível, se baseando na observação:
1) Onde a pessoa da imagem se encontra concretamente, o que está acontecendo?
2) O que aconteceu antes?
3) O que ela irá fazer no próximo momento?]

[Exercício de observação para dentro: Imaginar um grande cubo d vidro, entrar neste cubo e fixar um gancho no centro de cada lado do cubo. Amarrar um barbante em cada gancho, interligando todos os ganchos, ou seja, de cada gancho irão sair 5 fios.Agora sair do cubo e olhar a construção do lado de fora. Que forma se apresenta?]

Octaedro= 8 lados triangulares do mesmo tamanho


07/10/2010

Limites para dentro e para fora: Os limiares da consciência

A vida anímica, dos sentimentos, representa um limiar entre a consciência (vigília) e a inconsciência ( estado de "sono"); o limiar para o mundo espiritual.

" A pedagogia Waldorf não dá respostas para que a gente goste ou não goste de uma criança e como enquadrar isto. Ela é a arte de desvendar o que existe no ser!" Rudolf Steiner

" No caso de problemas no desenvolvimento ou de deficiência, encontro uma pessoa que tem a coragem de se confrontar individualmente com dificuldades que me assustam, que me causam medo!" Heiner Priess

Existe um abismo, um limiar que nós não conseguimos atravessar, porque nos falta a coragem.
> Eu te procuro, mas você é invisível, apesar disto eu consigo te vivenciar. Eu te olho de dentro, através da pupila, ela é um buraco, um espaço interno.
Podemos procurar o ser através do olhar! Isto tem a qualidade dos Arcanjos!
Como é o olhar d uma pessoa?
O que está 'por de trás' de uma pessoa, como também aquilo que está 'por de trás' das estrelas, é invisível!
Imagem: O céu estrelado como uma peneira invertida/ inversa!

Imagem

Temos dois limiares, um é a periferia sensorial e o outro é o diafragma, um para fora e um para dentro.
De fora atuam forças do mundo, nestas vive o eu adormecido, criando uma relação mágica com as forças do mundo. A partir dessas forças recebemos estímulos sensoriais que nos acordam, estas precisamos acalmar (cessar) para poder transformá-los em percepções e representações mentais. Se não consigo acalmar os estímulos, não chego a ter percepções. Está faltando o meio ( sistema rítmica)!
> O que nós aprendemos, precisamos esquecer para poder estar livres na atuação, e poder acordá-lo, recordá-lo no momento certo.
> Quando as forças invadem a consciência, geram o medo!
De dentro atuam as forças individuais que também são inconscientes. Eles vivem de baixo do diafragma. O diafragma é uma pele prateada, funciona como um espelho, criando um limiar. Quando estas forças individuais invadem a consciência, geram violência.
O que vem de fora, vai impregnando o contesto orgânico em baixo do diafragma, criando um cunho, um carimbo orgânico. A partir da metade da vida, quando os orgãos começam se diluir, se desfazer, podem aparecer coisas que se impregnaram na infância. Mas a vida toda stas impregnações, carimbos orgânicos atuam a partir da inconsciência e se expressam como projeções. Por isso um grupo de pessoas, uma equipe, sempre precisa realizar um trabalho de conscientização ou/e d supervisão.
Todas as projeções que não conseguem ser digeridas, trabalhadas pela própria pessoa ou amparadas pelo grupo, aquilo que não aguento, do que não dou conta, podem nos enlouquecer, piramos. Ou então tentamos nos anestesiar, com álcool, drogas, compras, entretenimento...
Algo está ruindo dentro de mim, que não consigo amparar, não consigo trabalhar.>Falta o meio (sistema rítmica)!
Para trabalhar a mim mesmo, preciso fazer os três passos além do limiar interno:
Autoconhecimento
Autoeducação
Autodeterminação
> A única coisa que é interessante para o nosso atendido é, o que nós fizermos de nós mesmos a partir do esforço próprio.
Portanto precisamos aprender com os erros, amadurecer pela dor e crescer pelos dificuldades e impedimentos.


Para poder ajudar o atendido precisamos observá-lo, é ele que vai nos dizer o que ele precisa. Fazemos uma conferência terapêutica. Onde isto é difícil ou tem poucas pessoas, podemos experimentar um método diferente, que pode ser feito por 3 pessoas e em 20 minutos.

A 1ª pessoa descreve o atendido para a segunda pessoa, o mais vivo possível,até que a segunda pessoa consegue criar uma imagem do atendido.
A 2ª pessoa dá um retorno d como ficou a imagem e pode fazer perguntas para confirmar a imagem criada ou para corrigir se for necessário.
A 3ª pessoa só observa o processo calado, mas com o máximo de atenção.

Na semana seguinte muda-se os papeis, mas observando o mesmo atendido, e depois muda-se os papeis mais uma vez. Assim cada um experimenta cada posição uma vez. Isto possibilita de aprender pelo fazer e recebe-se uma imagem em comum do atendido.

Depois Heiner Priess trouxe ainda o processo da percepção do outro Eu
(sentido do eu alheio), que Rudolf Steiner descreve na Antropologia Geral
(Arte da Educação I).

> O que eu tenho em mim, que posso dar de presente, o que tenho em abundância?
>O artístico acontece na própria vida anímica.



segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O Primeiro Congresso Iberoamericano para Jovens e Adultos com deficiência
O congresso aconteceu no SESC Bertioga e foi organizado não apenas para pessoas com deficiência, mas foi organizado por eles.A Federação das Entidades de Educação Terapeutica e Terapia Social de Orientação Antroposófica no Brasil deu o suporte e foi a principal responsável pela organização. Aconteceu no dia 16 a 19 de novembro 2010 com o tema: "Liberdade no caminhar - da vida".Teve quase 100 participantes. Aqui a imagem da partida no rodoviário Jabaquara em São Paulo. Teve várias atividades como oficinas artísticas, esportivas e do próprio SESC, palestras, apresentações, passeios, praia, dança, balada e muitos encontros.Na última noite todos se apresentaram no Lual.

 Cada manhã juntava se uma roda para planejar o dia e fazia se alguns exercícios para começar bem o dia.
                                     Aqui uma oficina oferecida pelo SESC: Tenda dos animais
Apresentação no Lual: Marco Antonio de Penedo, aluno da Associação Beneficente Arcanjo Gabriel, Odeir Santos de São Paulo e Eu, cantando A canção do povo de algum lugar.

A Música como Impulso para a Liberdade

Este tema é absolutamente novo para mim. Ele se abriu através deste curso, Antropomúsica, mas na verdade é algo que já estava muito tempo adormecido dentro de mim, algo, que permeava o meu sentir de forma muito vaga. Portanto, este artigo representa a tentativa de trazer o assunto um pouco mais para a consciência, é um começo, um portal para um novo caminho, não apenas um trabalho para concluir este curso. Tentarei esclarecer, compreender e concretizar algumas coisas que observei, senti, estudei. Com certeza haverá muitas perguntas não respondidas e um longo caminho de aprofundamento.
           


Introdução

            Quando observamos os acontecimentos da história, podemos reparar que a música sempre esteve presente em situações de repressão, de guerra, de grande sofrimento, de revolução, de rebeldia. Seja nas revoluções, no movimento dos escravos, na época de repressão no Brasil e em outros países, no movimento "Flower Power", etc.  A música sempre consolava, impulsionava, encorajava e fortalecia. Poderia até deixar os "inimigos" com medo. Mas não precisamos olhar somente na história para observar este fenômeno. Se pensamos em nossa própria vida encontramos este mesmo fenômeno, só precisamos nos lembrar da nossa adolescência. Quantas vezes a música era nosso consolo, nosso forte, aquilo que expressava que sentíamos, o que nos tocava, o que acreditávamos e o que vivíamos.
            Quando entramos em crise, a música pode ser uma âncora e um impulso para fazer mudanças e/ou nos equilibrar. Através da música podemos deflagrar processos de cura, de auto-superação. Libertamo-nos dos nossos próprios impedimentos, das nossas limitações, deixamos para trás o que não serve mais. Podemos nos superar e superar situações difíceis e hostis com a ajuda da música. Descobrimos assim a música como um caminho de cura, de cura para o individuo e para o social.
            Com estas reflexões podemos compreender o conceito da liberdade de forma ampliada. Libertar-se de situações de repressão, libertar-se das próprias dificuldades, libertar-se dos próprios impedimentos, libertar-se das doenças. Compreendemos a liberdade como um processo de transformação e de superação em vários âmbitos.
            Eu dou aula de música numa instituição que atende pessoas com deficiência. Lá se mostra claramente a atuação construtiva que a música pode ter.Todos vivenciam a aula com muita alegria e chegam muitas vezes em resultados surpreendentes. Uma das atendidas não se comunica verbalmente,
3
ela sabe falar, mas não se utiliza disso. Nas aulas ela sempre canta, participa em todos os exercícios e fica muito feliz com isso. Teve momentos nos quais ela conseguiu levar um pouco dessa maior abertura para o dia a dia e começou a se expressar verbalmente.
            Um outro atendido que vive constantemente na periferia - não consegue se concentrar, não tem limite nenhum - descobriu a cantele. Através do tocar ele pôde ter a vivencia da concentração, do centramento e mesmo na vida diária está  agora mais contido.
            Eu poderia citar vários destes exemplos. Olhando para eles a música até parece ter uma atuação mágica. Mas o que é que acontece? O que é a música? Porque ela atua tanto? De onde ela vem?



A Música como ponte

            Segundo Schopenhauer a música tem uma atuação diferenciada das outras artes. Ele diz que todas as artes precisam atuar através da representação, precisam se formar sendo imagens da vontade. A música não. O tom já é a expressão da própria vontade. Se ouvimos o tom, ouvimos a vontade da natureza, percebemos o ser do cosmos que se encontra na natureza e dentro de cada um. A música atinge diretamente a alma, a nossa vontade, não há filtro. A luz e os conceitos passam pelo filtro da razão, o som não, ele nos penetra, preenche totalmente e sobe também das próprias profundezas. O som está diretamente ligado a nossa essência e a essência do mundo. Rudolf Steiner coloca que o som é a alma das coisas mesmas, que estremece e nos fala em forma sonora. Em todas as coisas, nos metais, na madeira, nas minerais, nas plantas, em tudo que existe no mundo vive algo de música que se calou. "Uma lembrança que o mundo foi feito da palavra e do som".(Karl von Baltz " Rudolf Steiners musikalische Impulse",P.181)
            Rudolf Steiner parte da premissa que, como diz o prólogo do evangelho segundo João, "No princípio era o verbo...." Tudo no mundo físico tem como essência um Tom espiritual, o próprio homem nas profundezas do seu ser é um Tom. Esta premissa encontra-se nos mitos, epopéias e gênesis de muitos povos. A criação do mundo segundo a tradição oral Guarani termina assim: " ...e sons andantes cantarão vida, cada qual em seu tom." Eles falam da "linhagem-linguagem-humana".
            Paracelsus expressa isto da seguinte forma: " Os reinos da natureza são as letras e o ser humano é a palavra...."
            Portanto podemos dizer que, através do tom, da música, o ser humano pode se conectar, ou se religar com a sua própria essência. Existe uma história que eu gostaria contar em relação a isto:    
                                   "A Canção do Homem"
"Quando uma mulher, de certa tribo da África, sabe que está grávida, segue
4
para a selva com outras mulheres e juntas rezam e meditam até que aparece a "canção da criança".
Quando nasce a criança, a comunidade se junta e lhe cantam a sua canção.
Logo, quando a criança começa sua educação, o povo se junta e lhe cantam a sua canção.
Quando se torna adulto, a gente se junta novamente e canta.
Quando chega o momento do seu casamento a pessoa escuta a sua canção.
Finalmente, quando a sua alma está para ir-se deste mundo, a família e amigos aproximam- se e, igual como em seu nascimento, cantam a sua canção para acompanhá-lo na 'viagem'.
Nesta tribo da África há outra ocasião na qual os homens cantam a canção.
Se em algum momento da vida a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, o levam até o centro do povoado e a gente da comunidade forma um círculo ao seu redor.
Então lhe cantam a sua canção.
A tribo reconhece que a correção para as condutas anti-sociais não é o castigo; é o amor e a lembrança de sua verdadeira identidade.
Quando reconhecemos nossa própria canção já não temos desejos nem necessidade de prejudicar ninguém.
Teus amigos conhecem a 'tua canção' e a cantam quando a esqueces.
Aqueles que te amam não podem ser enganados pelos erros que cometes, ou as escuras imagens que mostras aos demais.
Eles recordam tua beleza quando te sentes feio, tua totalidade quando estás quebrado, tua inocência quando te sentes culpado e teu propósito quando estás confuso."

            Esta simples e bonita história retrata bem como podemos nos lembrar do nosso propósito através da música, ela pode nos lembrar porque razão estamos na Terra, qual é a nossa verdadeira intenção. Quantas vezes a música certa na hora certa nos ajudou a voltar no nosso caminho? Muitos devem ter tido esta vivência, e muitos já devem ter sentido o quanto isso toca no mais íntimo da nossa alma.
            Isto é possível, por que, segundo Rudolf Steiner, a música tem a sua origem no mesmo lugar que o ser humano tem a sua pátria. A verdadeira música é espiritual, ela abrange tudo, desde a criação do mundo até o futuro desenvolvimento da Terra, e a música terrena é somente uma imagem, uma sombra desta verdadeira música que preenche o mundo espiritual.
            Sempre quando o homem vive no elemento musical ele se lembra da sua verdadeira pátria, se percebe como um ser espiritual, ele percebe que existe na Terra. No âmbito do som, da música, somos todos iguais, somos todos irmãos, somos todos seres espirituais em desenvolvimento.  A música une, supera fronteiras e diferenças, ajuda-nos a superar a nos mesmos, a música é a relação do homem como um ser anímico-espiritual consigo mesmo. O meu eu, que é mera aparência se conecta ao verdadeiro ser e fala com ele.
5
Podemos nos lembrar que o outro sou eu também, mas que aqui na Terra cada um mergulhou em um ponto, cada um "em seu Tom".

A música como força criadora

             O espírito e a matéria no fundo são a mesma coisa, são iguais, só que um está expandido e o outro concentrado, um é essência e o outro expressão, aparência, imagem. Os tons são somente a expressão sensorial da verdadeira música, não são a música, assim como o corpo não é a alma. A música se encontra entre os tons, nos intervalos, ela se faz nas relações entre os tons, naquilo que não ouvimos, esta é a parte espiritual. "Procurem ouvir o inaudível!" é o convite, "Ouçam com o ouvido espiritual".  E é nesse silêncio do "espaço vazio" que a transformação se faz, que ocorre o processo. E o processo é a essência, a música é o portal para acessar este plano. Tudo começa no inaudível.  O músico ouve primeiro no seu interior, é ali que ele encontra os tons. A pessoa que escuta, recebe a música dentro de si, onde ela novamente se torna inaudível. Ao emitir um som manifesto, densifico algo da essência sonora, ela morre quando sai de mim, se torna físico, se torna movimento. O outro recebe esta onda e ressuscita o som dentro de si. Para isto serve o ouvido, para tornar o audível inaudível novamente, e assim ressuscitar o som. Pois o som somente vive dentro, no íntimo da alma, fora ele em si não existe, fora ele é movimento.
            Em um dos módulos da Antropomúsica, Marcelo nos fez uma pergunta interessante: "Se na floresta caiu uma árvore e não teve ninguém que percebeu, que ouviu, houve som?" Chegamos na conclusão que não, mas houve movimento.
            Neste sentido o som, a música na Terra é algo absolutamente humana, ela vive dentro dele e se auto-cria dentro dele, e o cria , como também cria o mundo todo. Tudo existe por meio do ouvir:

            "Antes da existência do mundo, já existia o ouvir, o ouvir do mundo.
O ouvido humano hoje só consegue perceber tons do plano físico. Isto no fundo é um último resto daquilo que em tempos remotos fluía para dentro do homem através do ouvido. Antigamente fluíam através do ouvido os movimentos poderosos do universo inteiro. E como ouvimos hoje a música terrestre, ouvíamos a música das esferas. E como hoje vestimos as palavras em tons, assim vestia-se em música das esferas a palavra cósmica, aquela de que fala o evangelho de João como a divina palavra cósmica, o verbo, o logos.
E assim como o homem hoje forma o ar através da sua fala e do seu canto, assim criaram, as palavras divinas e a música divina, as formas.
Assim surgiu do logos o mundo, as formas e o ser humano.
A nossa mãe é o ouvido!" (Rudolf Steiner)


            6
            Podemos observar isto em escala muito menor quando se faz a experiência dos "chladnische Klangfiguren" (figuras sonoras de Chladne?):
            Coloca-se um pouco de areia em cima de uma placa de metal, que está suspense num suporte. Agora passa um arco de violino no canto da placa. Ouve-se um som e pela vibração a areia se ordena em figuras geométricas.Isto acontece também com água quando está sendo exposta a um som. A música, o som, se torna movimento, ritmo, forma no mundo físico:

           
"A música e o ritmo não são mais que espelhos das estruturas cósmicas, constituindo, por isso, uma importante via para nos reatarmos com nossas origens mais distantes e remotas. Antes de tocarmos ritmos, os ritmos nos tocaram.
Todo o universo é vibração...
A matéria não é 'sólida', nem é sem movimento e vibração; tudo vibra ritmicamente. Se olharmos nossa sólida pele num microscópio eletrônico, descobriremos que existe um mundo de aparência aquática que se move ritmicamente numa interminável dança da vida...
Tudo se dissolve em formas e vazios, em pautas e estruturas...
Nas palpitações do nosso coração, no ato respiratório ou no andar regular, todos nos possuímos a capacidade expressiva de impulsos perfeitos num equilíbrio eterno. Nossa missão consiste em nos unirmos a esse pulso e em nos acompassarmos plenamente com o tempo presente."( Carlos D. Fregtman, "O Tao da música")



A atuação da música no homem terrestre

            Nos ouvirmos com o corpo inteiro. Os nervos, assim chamados motores, como os ossos também, estão interligados com a audição . Os nervos do sistema piramidal formam uma grande "lira" nas costas. Eu ouço e isto atua na minha laringe. Existe uma larga pesquisa de como atuam os sons e palavras nas estruturas , nos cristais das águas. Dependendo de sons harmoniosos ou não os cristais são harmoniosamente estruturados ou não; dependendo da constrututividade da palavra os cristais se formam correspondentes. Isto impressiona muito, pois o nosso corpo, assim como a Terra , se compõem de grande parte de água e podemos observar aqui uma influência enorme sobre a nossa saúde e a saúde do planeta.
            É uma experiência muito estimulante, observar o que a música que estou ouvindo faz com os ritmos do meu corpo...o que ela causa no meu corpo.
            Assim como ouvirmos com o corpo inteiro, também falarmos e cantarmos com o corpo inteiro. Através do nosso sistema respiratório todos os outros sistemas são envolvidos, tanto a parte neurosensorial quanto a parte
7
metabólica-motor. O processo respiratório continua atuando até no cérebro onde causa o subir e descer do licor. O processo respiratório tem uma influência direta sobre pensar, sentir e querer. Tudo o que o ser humano fala ou canta é uma expressão do homem inteiro , ou poderíamos dizer uma síntese da atuação em conjunto das capacidades anímicas. Porém a música  se apóia totalmente no sentir. O sentir pode se aproximar mais no lado pensamental e assim criar as melodias, ou se aproximar mais ao querer e deixar surgir o ritmo, ou se centrar mais em si mesmo criando as harmonias, mas mesmo assim a música sempre continua vivendo no sentir.
             É a partir do sentir, do sistema rítmico que o ser humano pode manter a união, o equilíbrio, a integridade, a harmonia entre pensar querer e sentir, entre corpo, alma e espírito. Encontramos aqui a chave para a saúde física, anímica e mental do ser humano. É neste âmbito onde podemos criar este "espaço vazio" que proporciona a possibilidade para uma transformação, é onde podem acontecer os processos. No âmbito do sentir vivemos o presente, vivenciamos cada momento. A nossa vontade, o que queremos, ainda não se realizou, está vindo do futuro ao nosso encontro. O que pensamos já foi, já morreu, era vivo no passado, já concluímos.
            Por isto o sentir, o momento presente, é a nossa chance para atuar, para transformar, para mudar, para ousar...Isto acontece se conseguimos criar uma abertura para isto, o "espaço vazio" , um "palco". A música é capaz de criar esta abertura, pois quando eu faço música eu me elevo, eu me esqueço, eu me supero , eu posso me entregar, eu sirvo a algo maior.
Eu gostaria de ousar um pouco, mudando algumas palavras de um poema de Christian Morgenstern e dizer com ele:

Nas poderosas asas da música
eleva-te sobre as névoas do desgosto
até tornares-te pequeno para ti mesmo
com todo o teu sofrer;
até te tornares grande a cima de ti mesmo
e todo o teu sofrer.



Conclusão

            As perguntas que foram lançadas no começo deste artigo não foram respondidas de forma plena. Como já disse é um começo. As idéias colocadas servem para dar um direcionamento para uma pesquisa maior. Existem muitos aspectos que nem foram mencionados.Tenho consciência que toquei apenas na superfície dos assuntos, e que ainda tenho um longo caminho pela frente, mas é o que me move...minha força motriz.
            Ainda há tantas perguntas em aberto, como por exemplo:
8
O que acontece nas pessoas que não são tocadas pela música ? Isto existe ? Por que existem pessoas que não gostam de música ? O que acontece com uma cultura que se abstêm da música ? Qual será a atuação das músicas modernas futuramente ? Quais são os seres que atuam nestas músicas ? Como se liga o impulso da música com o grande ser da evolução humana, com o Cristo ! etc...
            Existem tantas perguntas que ainda nem sou capaz de formular ou de reconhecer, mas estou bem tranqüila, pois o meu caminho (profissional) na música está bem no começo e irei "caminhando e cantando e seguindo a canção" passo a passo.

Bettina Happ Dietrich